Sobre a Epal

Desenvolvimento de projetos e gerenciamento de obras e sistemas em Engenharia civil e Meio Ambiente

Fundada em 1972, a Epal Engenharia tornou-se referência em consultoria técnica de obras, projetos e estudos nas áreas de meio ambiente, resíduos sólidos, geotecnia e gerenciamento de obras e sistemas, acumulando em seu portfólio mais de cem projetos em todo o território nacional.
Sob o comando de Francisco José Pereira de Oliveira, engenheiro civil e mestre em mecânica dos solos, fundações e geotecnia, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), a EPAL acumula vasta experiência na área de Engenharia civil, geotécnica, sanitária e ambiental, com grande notoriedade em projetos e gerenciamento de obras em geotecnia e aterros sanitários.

No início dos anos 2000, os projetos ambientais despontaram, especialmente, os relacionados à gestão e tratamento de resíduos sólidos. Alguns dos projetos de destaque da Epal neste período foram: elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Projeto Executivo das Unidades de Tratamento de Resíduos Sólidos de Taifa para o Porto de Santos – SP, Aterro Metropolitano de Gramacho – RJ e o Projeto de Sistema de Contenção e Confinamento de Resíduos Sólidos Industriais Perigosos de Santo André – SP, Ampliação e Monitoramento dos Aterros Sanitários de: Osasco; São José dos Campos, Manaus entre outros.

A expertise da Epal não se limita aos aterros e resíduos sólidos. Com uma equipe técnica especializada e atuante em diversas áreas da engenharia, a empresa trabalha na produção de vários estudos ambientais. Entre os estudos destacam-se: elaboração do EIA/RIMA, ampliação das linhas de trem da CPTM, em São Paulo, com a ligação das estações Santo Amaro a Campo Limpo, quando foi construída a primeira ponte estaiada do Brasil.

Atualmente, a Epal trabalha na recuperação ambiental da Cava de Carapicuíba, projeto de grande repercussão que tem como objetivo a reabilitação da área degradada por atividades de mineração, permitindo o uso seguro e adequado do espaço para inserção urbana.

No setor de construção civil, a equipe da EPAL foi responsável pelo acompanhamento das obras de ampliação e pela elaboração do Projeto Executivo de Fundações do Hospital IGESP, além da participação no projeto arquitetônico do edifício do Centro de Diagnóstico por Imagens do Hospital São Luiz, ambos em São Paulo. Também é possível ver, espalhados por toda a cidade de São Paulo, prédios nos quais a Consultoria integrou a equipe de projetos de construção dos mesmos.

Para o diretor técnico da EPAL, Eng. Francisco Oliveira, “é importante a disseminação de conhecimento agregado ao trabalho” Por esse motivo, a empresa investe na capacitação de seus colaboradores por meio de cursos, palestras, seminários etc.

Desde 1996, o engenheiro apresenta, no Brasil, os trabalhos e assuntos debatidos durante os Simpósios Internacionais da Sardenha, Itália, que abrangem os temas de gestão, tratamento e destinação de resíduos sólidos. O Simpósio Ecos da Sardenha, nome dado ao evento nacional, tem como principal objetivo apresentar para o corpo científico, técnico e empresarial do setor, o que foi discutido na edição italiana, que é organizada desde 1987 pela International Waste Working Group – IWWG.